Pular para o conteúdo principal

Aula 11 : COMO INSERIR SUMÁRIO NO WORD


No Microsoft Office Word podemos inserir “Referências” no documento para facilitar a localização de conteúdos e para apresentar esclarecimentos ou indicar fontes das informações contidas nos textos de um documento.

Abordarei nesta aula o SUMÁRIO, que é um dos tipos de referência mais utilizados em trabalhos acadêmicos, relatórios, livros, apostilas e outros tipos de documentos que contêm várias páginas de conteúdo.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sumário é uma lista contendo os títulos e subtítulos dos tópicos contidos em um documento e vinculados a uma estrutura de numeração de páginas.

Muitas pessoas confundem o Sumário com Índice, que não são a mesma coisa.

Segundo a ABNT, índice é uma lista de palavras ou frases ordenadas que localiza e remete para as informações contidas no texto. O índice deve ser colocado no final do documento.

diferenca - indice e sumario

Fontes das imagens:

Índice – https://pt.slideshare.net/ViverQualidade/manual-de-instrucoesmonitordoritmocardiacopm62beurer-41258401

Sumário – http://trabalhosacademicosespmsul.blogspot.com.br/2013/04/sumario_1827.html



COMO INSERIR UM SUMÁRIO




Para facilitar o entendimento de como inserir um sumário em um documento no Word irei separar o processo em 2 partes.

PARTE 1: IDENTIFICAR E SELECIONAR OS TÍTULOS E SUBTÍTULOS DO DOCUMENTO




Nesta parte percorremos todo o nosso documento e escolhemos quais os itens serão inseridos no sumário.

Execute estes passos abaixo para cada item que deseja inserir no sumário.

Selecione o texto que será inserido.
 
Selecionar texto para indice
2. Clique no menu Referências.
menu referencias
    3. Clique na opção Adicionar Texto na sessão Sumário.
menu referencias-sumario-adicionar texto


Clique sobre um dos níveis de deseja inserir o texto, usando as regras abaixo para:
Nível 1 – Título principal.
Nível 2 – Tópicos referentes ao título principal.
Nível 3 – Sub tópicos.
menu referencias-sumario-adicionar texto-niveis



 PARTE 2: INSERIR O SUMÁRIO NO DOCUMENTO


 Execute os passos abaixo: 

Vá até a primeira página do seu documento.
Clique antes do começo do texto desta página.
Clique no menu Referências.
menu referencias
     4. Clique na opção Sumário e escolha um dos modelos de sumário automático.

 menu referencias-sumario-modelos

COMO ATUALIZAR O SUMÁRIO


 É orientado inserir o sumário ou índice depois de finalizada a edição do documento. Porém, depois de inserirmos um sumário podemos ter que fazer alterações adicionando o retirarmos ou reorganizando o texto do documento e com isso precisamos atualizar os dados do sumário para mantê-lo correto.

Clique no menu Referências.
menu referencias

2. Clique na opção Atualizar Sumário.

menu referencias-atualizar sumario

Escolha uma das opções de atualização.
menu referencias - opcoes de atualizar sumario

Clique no botão OK.


COMO REMOVER O SUMÁRIO


 Clique no menu Referências.
menu referencias
2. Clique na opção Sumário e escolha Remover Sumário.




menu referencias - remover sumario



Se você GOSTOU COMPARTILHE  e clique nos anúncios dessa forma você ESTARÁ AJUDANDO o site 


Qualquer dúvida deixe nos comentários que faremos questão de responder . 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portugol: Conceitos Básicos

         A Linguagem de Programação do VisuAlg (1)  Introdução A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol". Tomei a liberdade de acrescentar-lhe alguns comandos novos, com o intuito de criar facilidades específicas para o ensino de técnicas de elaboração de algoritmos. Inicialmente, pensava em criar uma sintaxe muito simples e "liberal", para que o usuário se preocupasse apenas com a lógica da resolução dos problemas e não com as palavras-chave, pontos e vírgulas, etc. No entanto, cheguei depois à conclusão de que alguma formalidade seria não só necessária como útil, para criar um sentido de disciplina na elaboração do "código-fonte". A linguagem do VisuAlg permite apenas um comando por linha : desse modo, não há necessidade de tokens separadores de estruturas, como o ponto e vírgula em Pascal. Também não existe...

Aula 09: Questionário de Revisão HTML

  Questionário de revisão HTML 1 – O que significa a sigla HTML? Hyperlinks Texting Markup Language Hiperlinks and Text Marking Language Hyperlinks and Text Markup Language Hiper Text Marking Language Hyper Text Markup Language 2 – Que tipo de linguagem é o HTML? Linguagem de programação, ou seja, serve para ensinar o computador a fazer algo Linguagem de consulta, ou seja, serve para especificar informações às quais queremos ter acesso Linguagem de estilização, ou seja, serve para definir a aparência de um conteúdo Linguagem de programação, ou seja, serve para indicar o que cada trecho de um documento representa Linguagem de marcação, ou seja, serve para estruturar informações e criar páginas web 3 – Qual das alternativas abaixo apresenta as tags básicas para criarmos uma página web? <html>, <title>, <body> e <p> <head>, <title>, <body> e <p> <head>, <title>, <body>, <h1> e <p> <html>, <...

Curso de HTML – Aula 5: Criação de tabelas

Esta é a quinta aula do Curso de Desenvolvimento Web com HTML na qual aprenderemos a estruturar tabelas em nossa página web. Caso ainda não tenha lido os artigos anteriores a este, segue os links: Aula 1: Estrutura de uma página web ; Aula 2: Títulos, Listas e outras tags ; Aula 3: Inserindo imagens no HTML Aula 4: Navegando pelos links Imagine que você esteja desenvolvendo um site e precise criar uma página HTML com os dados de um relatório no formato de planilha eletrônica semelhante ao Microsoft Excel. Os dados oriundos desse relatório precisam ser tabulados, ou seja, precisam ser organizados de forma lógica em uma tabela composta por linhas e colunas como ilustra a imagem abaixo.                                    Criar tabelas não é um dos assuntos mais fáceis de entender na linguagem HTML. No entanto, se você acompanhar atentamente desde o início o passo a pas...