Pular para o conteúdo principal

Aula 11 : COMO INSERIR SUMÁRIO NO WORD


No Microsoft Office Word podemos inserir “Referências” no documento para facilitar a localização de conteúdos e para apresentar esclarecimentos ou indicar fontes das informações contidas nos textos de um documento.

Abordarei nesta aula o SUMÁRIO, que é um dos tipos de referência mais utilizados em trabalhos acadêmicos, relatórios, livros, apostilas e outros tipos de documentos que contêm várias páginas de conteúdo.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sumário é uma lista contendo os títulos e subtítulos dos tópicos contidos em um documento e vinculados a uma estrutura de numeração de páginas.

Muitas pessoas confundem o Sumário com Índice, que não são a mesma coisa.

Segundo a ABNT, índice é uma lista de palavras ou frases ordenadas que localiza e remete para as informações contidas no texto. O índice deve ser colocado no final do documento.

diferenca - indice e sumario

Fontes das imagens:

Índice – https://pt.slideshare.net/ViverQualidade/manual-de-instrucoesmonitordoritmocardiacopm62beurer-41258401

Sumário – http://trabalhosacademicosespmsul.blogspot.com.br/2013/04/sumario_1827.html



COMO INSERIR UM SUMÁRIO




Para facilitar o entendimento de como inserir um sumário em um documento no Word irei separar o processo em 2 partes.

PARTE 1: IDENTIFICAR E SELECIONAR OS TÍTULOS E SUBTÍTULOS DO DOCUMENTO




Nesta parte percorremos todo o nosso documento e escolhemos quais os itens serão inseridos no sumário.

Execute estes passos abaixo para cada item que deseja inserir no sumário.

Selecione o texto que será inserido.
 
Selecionar texto para indice
2. Clique no menu Referências.
menu referencias
    3. Clique na opção Adicionar Texto na sessão Sumário.
menu referencias-sumario-adicionar texto


Clique sobre um dos níveis de deseja inserir o texto, usando as regras abaixo para:
Nível 1 – Título principal.
Nível 2 – Tópicos referentes ao título principal.
Nível 3 – Sub tópicos.
menu referencias-sumario-adicionar texto-niveis



 PARTE 2: INSERIR O SUMÁRIO NO DOCUMENTO


 Execute os passos abaixo: 

Vá até a primeira página do seu documento.
Clique antes do começo do texto desta página.
Clique no menu Referências.
menu referencias
     4. Clique na opção Sumário e escolha um dos modelos de sumário automático.

 menu referencias-sumario-modelos

COMO ATUALIZAR O SUMÁRIO


 É orientado inserir o sumário ou índice depois de finalizada a edição do documento. Porém, depois de inserirmos um sumário podemos ter que fazer alterações adicionando o retirarmos ou reorganizando o texto do documento e com isso precisamos atualizar os dados do sumário para mantê-lo correto.

Clique no menu Referências.
menu referencias

2. Clique na opção Atualizar Sumário.

menu referencias-atualizar sumario

Escolha uma das opções de atualização.
menu referencias - opcoes de atualizar sumario

Clique no botão OK.


COMO REMOVER O SUMÁRIO


 Clique no menu Referências.
menu referencias
2. Clique na opção Sumário e escolha Remover Sumário.




menu referencias - remover sumario



Se você GOSTOU COMPARTILHE  e clique nos anúncios dessa forma você ESTARÁ AJUDANDO o site 


Qualquer dúvida deixe nos comentários que faremos questão de responder . 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portugol: Conceitos Básicos

         A Linguagem de Programação do VisuAlg (1)  Introdução A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol". Tomei a liberdade de acrescentar-lhe alguns comandos novos, com o intuito de criar facilidades específicas para o ensino de técnicas de elaboração de algoritmos. Inicialmente, pensava em criar uma sintaxe muito simples e "liberal", para que o usuário se preocupasse apenas com a lógica da resolução dos problemas e não com as palavras-chave, pontos e vírgulas, etc. No entanto, cheguei depois à conclusão de que alguma formalidade seria não só necessária como útil, para criar um sentido de disciplina na elaboração do "código-fonte". A linguagem do VisuAlg permite apenas um comando por linha : desse modo, não há necessidade de tokens separadores de estruturas, como o ponto e vírgula em Pascal. Também não existe...

Aula 09: Questionário de Revisão HTML

  Questionário de revisão HTML 1 – O que significa a sigla HTML? Hyperlinks Texting Markup Language Hiperlinks and Text Marking Language Hyperlinks and Text Markup Language Hiper Text Marking Language Hyper Text Markup Language 2 – Que tipo de linguagem é o HTML? Linguagem de programação, ou seja, serve para ensinar o computador a fazer algo Linguagem de consulta, ou seja, serve para especificar informações às quais queremos ter acesso Linguagem de estilização, ou seja, serve para definir a aparência de um conteúdo Linguagem de programação, ou seja, serve para indicar o que cada trecho de um documento representa Linguagem de marcação, ou seja, serve para estruturar informações e criar páginas web 3 – Qual das alternativas abaixo apresenta as tags básicas para criarmos uma página web? <html>, <title>, <body> e <p> <head>, <title>, <body> e <p> <head>, <title>, <body>, <h1> e <p> <html>, <...

Curso de HTML – Aula 7: Criando formulários elaborados

Esta é a sétima aula do Curso de Desenvolvimento Web com HTML na qual continuaremos a aprender sobre criação de formulários HTML. Caso ainda não tenha lido os artigos anteriores a este, segue os links: Aula 1: Estrutura de uma página web Aula 2: Títulos, listas e outras tags Aula 3: Inserindo imagens no HTML Aula 4: Navegando pelos links Aula 5: Criação de tabelas Aula 6: Introdução a formulários Nesta aula daremos continuidade no assunto abordado no último artigo e aprenderemos a fazer um formulário mais elaborado, adicionando novos elementos para oferecer mais interatividade na nossa página web. Observação: Para todos os exemplos desta aula, utilizaremos o código abaixo que contem a estrutura básica para a criação de um formulário em uma página web. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 < html > < head >       < title >Formulário elaborado</ title > </ head > < body >       < form action = "...