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Portugol: Aula 03

    

        A Linguagem de Programação do VisuAlg (3)


Comandos de Repetição

O VisuAlg implementa as três estruturas de repetição usuais nas linguagens de programação: o laço contado para...ate...faca (similar ao for...to...do do Pascal), e os laços condicionados enquanto...faca (similar ao while...do) e repita...ate (similar ao repeat...until). A sintaxe destes comandos é explicada a seguir.

Para ... faça


Esta estrutura repete uma seqüência de comandos um determinado número de vezes.

para <variável> de <valor-inicial> ate <valor-limite> [passo <incremento>] faca
   <seqüência-de-comandos>
fimpara

  • (<variável >) É a variável contadora que controla o número de repetições do laço. Na versão atual, deve ser necessariamente uma variável do tipo inteiro, como todas as expressões deste comando.
  • (<valor-inicial>) É uma expressão que especifica o valor de inicialização da variável contadora antes da primeira repetição do laço.
  • (<valor-limite >) É uma expressão que especifica o valor máximo que a variável contadora pode alcançar.
  • (<incremento >) É opcional. Quando presente, precedida pela palavra passo, é uma expressão que especifica o incremento que será acrescentado à variável contadora em cada repetição do laço. Quando esta opção não é utilizada, o valor padrão de <incremento> é 1. Vale a pena ter em conta que também é possível especificar valores negativos para <incremento>. Por outro lado, se a avaliação da expressão <incremento > resultar em valor nulo, a execução do algoritmo será interrompida, com a impressão de uma mensagem de erro.
  • (fimpara) Indica o fim da seqüência de comandos a serem repetidos. Cada vez que o programa chega neste ponto, é acrescentado à variável contadora o valor de <incremento >, e comparado a <valor-limite >. Se for menor ou igual (ou maior ou igual, quando <incremento > for negativo), a seqüência de comandos será executada mais uma vez; caso contrário, a execução prosseguirá a partir do primeiro comando que esteja após o fimpara.
<valor-inicial >, <valor-limite > e <incremento > são avaliados uma única vez antes da execução da primeira repetição, e não se alteram durante a execução do laço, mesmo que variáveis eventualmente presentes nessas expressões tenham seus valores alterados.

No exemplo a seguir, os números de 1 a 10 são exibidos em ordem crescente.

algoritmo "Números de 1 a 10"
var j: inteiro
inicio
para j de 1 ate 10 faca
   escreva (j:3)
fimpara
fimalgoritmo

Importante: Se, logo no início da primeira repetição, <valor-inicial > for maior que <valor-limite > (ou menor, quando <incremento> for negativo), o laço não será executado nenhuma vez. O exemplo a seguir não imprime nada.

algoritmo "Numeros de 10 a 1 (não funciona)"
var j: inteiro
inicio
para j de 10 ate 1 faca
   escreva (j:3)
fimpara
fimalgoritmo

Este outro exemplo, no entanto, funcionará por causa do passo -1:

algoritmo "Numeros de 10 a 1 (este funciona)"
var j: inteiro
inicio
para j de 10 ate 1 passo -1 faca
   escreva (j:3)
fimpara
fimalgoritmo

Enquanto ... faça


Esta estrutura repete uma seqüência de comandos enquanto uma determinada condição (especificada através de uma expressão lógica) for satisfeita.

enquanto <expressão-lógica> faca
   <seqüência-de-comandos>
fimenquanto

  • <expressão-lógica> Esta expressão que é avaliada antes de cada repetição do laço. Quando seu resultado for VERDADEIRO, <seqüência-de-comandos> é executada.
  • fimenquanto Indica o fim da <seqüência-de-comandos>  que será repetida. Cada vez que a execução atinge este ponto, volta-se ao início do laço para que <expressão-lógica> seja avaliada novamente. Se o resultado desta avaliação for VERDADEIRO, a <seqüência-de-comandos>  será executada mais uma vez; caso contrário, a execução prosseguirá a partir do primeiro comando após fimenquanto.
 O mesmo exemplo anterior pode ser resolvido com esta estrutura de repetição:

algoritmo "Números de 1 a 10 (com enquanto...faca)"
var j: inteiro
inicio
j <- 1
enquanto j <= 10 faca
   escreva (j:3)
   j <- j + 1
fimenquanto
fimalgoritmo

Importante: Como o laço enquanto...faca testa sua condição de parada antes de executar sua seqüência de comandos, esta seqüência poderá ser executada zero ou mais vezes.

Repita ... até

Esta estrutrura repete uma seqüência de comandos até que uma determinada condição (especificada através de uma expressão lógica) seja satisfeita.

repita
   <seqüência-de-comandos>
ate <expressão-lógica>

  • repita Indica o início do laço.
  • ate <expressão-lógica> Indica o fim da <seqüência-de-comandos> a serem repetidos. Cada vez que o programa chega neste ponto, <expressão-lógica> é avaliada: se seu resultado for FALSO, os comandos presentes entre esta linha e a linha repita são executados; caso contrário, a execução prosseguirá a partir do primeiro comando após esta linha.
Considerando ainda o mesmo exemplo:

algoritmo "Números de 1 a 10 (com repita)"
var j: inteiro
inicio
j <- 1
repita
   escreva (j:3)
   j <- j + 1
ate j > 10
fimalgoritmo

Importante: Como o laço repita...ate testa sua condição de parada depois de executar sua seqüência de comandos, esta seqüência poderá ser executada uma ou mais vezes.

Comando Interrompa


As três estruturas de repetição acima permitem o uso do comando interrompa, que causa uma saída imediata do laço. Embora esta técnica esteja de certa forma em desacordo com os princípios da programação estruturada, o comando interrompa foi incluído no VisuAlg por ser encontrado na literatura de introdução à programação e mesmo em linguagens como o Object Pascal (Delphi/Kylix), Clipper, VB, etc. Seu uso é exemplificado a seguir:

algoritmo "Números de 1 a 10 (com interrompa)"
var x: inteiro
inicio
x <- 0
repita
   x <- x + 1
   escreva (x:3)
   se x = 10 entao
      interrompa
   fimse
ate falso
fimalgoritmo

O VisuAlg permite ainda uma forma alternativa do comando repita...ate, com a seguinte sintaxe:

algoritmo "Números de 1 a 10 (com interrompa) II"
var x: inteiro
inicio
x <- 0
repita
   x <- x + 1
   escreva (x:3)
   se x = 10 entao
      interrompa
   fimse
fimrepita
fimalgoritmo

Com esta sintaxe alternativa, o uso do interrompa é obrigatório, pois é a única maneira de se sair do laço repita...fimrepita; caso contrário, este laço seria executado indeterminadamente.

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