A Linguagem de Programação do VisuAlg (2)
- (+,-) Operadores unários, isto é, são aplicados a um único operando. São os operadores aritméticos de maior precedência. Exemplos: -3, +x. Enquanto o operador unário - inverte o sinal do seu operando, o operador + não altera o valor em nada o seu valor.
- (\) Operador de divisão inteira. Por exemplo, 5 \ 2 = 2. Tem a mesma precedência do operador de divisão tradicional.
- (+,-,*,/) Operadores aritméticos tradicionais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Por convenção, * e / têm precedência sobre + e -. Para modificar a ordem de avaliação das operações, é necessário usar parênteses como em qualquer expressão aritmética.
- (MOD ou %) Operador de módulo (isto é, resto da divisão inteira). Por exemplo, 8 MOD 3 = 2. Tem a mesma precedência do operador de divisão tradicional.
- (^) Operador de potenciação. Por exemplo, 5 ^ 2 = 25. Tem a maior precedência entre os operadores aritméticos binários (aqueles que têm dois operandos).
Operadores de Caracteres
- + Operador de concatenação de strings (isto é, cadeias de caracteres), quando usado com dois valores (variáveis ou constantes) do tipo "caractere". Por exemplo: "Rio " + " de Janeiro" = "Rio de Janeiro".
Operadores Relacionais
(=, <, >, <=, >=, <> ) Respectivamente: igual, menor que, maior que, menor ou igual a, maior ou igual a, diferente de. São utilizados em expressões lógicas para se testar a relação entre dois valores do mesmo tipo. Exemplos: 3 = 3 ( 3 é igual a 3?) resulta em VERDADEIRO ; "A" > "B" ("A" está depois de "B" na ordem alfabética?) resulta em FALSO.
Importante: No VisuAlg, as comparações entre strings não diferenciam as letras maiúsculas das minúsculas. Assim, "ABC" é igual a "abc". Valores lógicos obedecem à seguinte ordem: FALSO < VERDADEIRO.
Operadores Lógicos
- (nao) Operador unário de negação. nao VERDADEIRO = FALSO, e nao FALSO = VERDADEIRO. Tem a maior precedência entre os operadores lógicos. Equivale ao NOT do Pascal.
- (ou) Operador que resulta VERDADEIRO quando um dos seus operandos lógicos for verdadeiro. Equivale ao OR do Pascal.
- (e) Operador que resulta VERDADEIRO somente se seus dois operandos lógicos forem verdadeiros. Equivale ao AND do Pascal.
- (xou) Operador que resulta VERDADEIRO se seus dois operandos lógicos forem diferentes, e FALSO se forem iguais. Equivale ao XOR do Pascal.
Comandos de Saída de Dados
escreva (<lista-de-expressões>)
Escreve no dispositivo de saída padrão (isto é, na área à direita da metade inferior da tela do VisuAlg) o conteúdo de cada uma das expressões que compõem <lista-de-expressões>. As expressões dentro desta lista devem estar separadas por vírgulas; depois de serem avaliadas, seus resultados são impressos na ordem indicada. É equivalente ao comando write do Pascal.
De modo semelhante a Pascal, é possível especificar o número de espaços no qual se deseja escrever um determinado valor. Por exemplo, o comando escreva(x:5) escreve o valor da variável x em 5 espaços, alinhado-o à direita. Para variáveis reais, pode-se também especificar o número de casas fracionárias que serão exibidas. Por exemplo, considerando y como uma variável real, o comando escreva(y:6:2)escreve seu valor em 6 espaços colocando 2 casas decimais.
escreval (<lista-de-expressões>).
Idem ao anterior, com a única diferença que pula uma linha em seguida. É equivalente ao writeln do Pascal.
Exemplos:
algoritmo "exemplo"
var x: real
y: inteiro
a: caractere
l: logico
inicio
x <- 2.5
y <- 6
a <- "teste"
l <- VERDADEIRO
escreval ("x", x:4:1, y+3:4) // Escreve: x 2.5 9
escreval (a, "ok") // Escreve: testeok (e depois pula linha)
escreval (a, " ok") // Escreve: teste ok (e depois pula linha)
escreval (a + " ok") // Escreve: teste ok (e depois pula linha)
escreva (l) // Escreve: VERDADEIRO
fimalgoritmo
Note que o VisuAlg separa expressões do tipo numérico e lógico com um espaço à esquerda, mas não as expressões do tipo caractere, para que assim possa haver a concatenação. Quando se deseja separar expressões do tipo caractere, é necessário acrescentar espaços nos locais adequados.
Comando de Entrada de Dados
leia (<lista-de-variáveis>)
Recebe valores digitados pelos usuário, atribuindo-os às variáveis cujos nomes estão em <lista-de-variáveis> (é respeitada a ordem especificada nesta lista). É análogo ao comando read do Pascal.
Veja no exemplo abaixo o resultado:
algoritmo "exemplo 1"
var x: inteiro;
inicio
leia (x)
escreva (x)
fimalgoritmo
O comando de leitura acima irá exibir uma janela como a que se vê ao lado, com a mensagem padrão:
"Entre com o valor de <nome-de-variável>"
Se você clicar em Cancelar ou teclar Esc durante a leitura de dados, o programa será imediatamente interrompido.
Comando de Desvio Condicional
se <expressão-lógica> entao
<seqüência-de-comandos>
fimse
Ao encontrar este comando, o VisuAlg analisa a <expressão-lógica>. Se o seu resultado for VERDADEIRO, todos os comandos da <seqüência-de-comandos> (entre esta linha e a linha com fimse) são executados. Se o resultado for FALSO, estes comandos são desprezados e a execução do algoritmo continua a partir da primeira linha depois do fimse.
se <expressão-lógica> entao
<seqüência-de-comandos-1>
senao
<seqüência-de-comandos-2>
fimse
Nesta outra forma do comando, se o resultado da avaliação de <expressão-lógica> for VERDADEIRO, todos os comandos da <seqüência-de-comandos-1> (entre esta linha e a linha com senao) são executados, e a execução continua depois a partir da primeira linha depois do fimse. Se o resultado for FALSO, estes comandos são desprezados e o algoritmo continua a ser executado a partir da primeira linha depois do senao, executando todos os comandos da <seqüência-de-comandos-2> (até a linha com fimse).
Estes comandos equivalem ao if...then e if...then...else do Pascal. Note que não há necessidade de delimitadores de bloco (como begin e end), pois as seqüências de comandos já estão delimitadas pelas palavras-chave senao e fimse. O VisuAlg permite o aninhamento desses comandos de desvio condicional.
Comando de Seleção Múltipla
O VisuAlg implementa (com certas variações) o comando case do Pascal. A sintaxe é a seguinte:
escolha <expressão-de-seleção>
caso <exp11>, <exp12>, ..., <exp1n>
<seqüência-de-comandos-1>
caso <exp21>, <exp22>, ..., <exp2n>
<seqüência-de-comandos-2>
...
outrocaso
<seqüência-de-comandos-extra>
fimescolha
Veja o exemplo a seguir, que ilustra bem o que faz este comando:
algoritmo "Times"
var time: caractere
inicio
escreva ("Entre com o nome de um time de futebol: ")
leia (time)
escolha time
caso "Flamengo", "Fluminense", "Vasco", "Botafogo"
escreval ("É um time carioca.")
caso "São Paulo", "Palmeiras", "Santos", "Corínthians"
escreval ("É um time paulista.")
outrocaso
escreval ("É de outro estado.")
fimescolha
fimalgoritmo
Se você teve dificuldade em resolver um desses exercícios contate-nos nos comentários e tiraremos todas suas dúvidas NÃO se esqueça de clicar nos anúncios, e compartilhar esse site para que mais pessoas aprendam com qualidade e que essa plataforma continue gratuita.
Comentários
Postar um comentário