Pular para o conteúdo principal

Curso de HTML – Aula 2: Títulos, listas e outras tags

Esta é a segunda aula do Curso de Desenvolvimento Web com HTML. Depois de conhecermos na aula anterior alguns conceitos sobre a criação de páginas web e a sintaxe da linguagem de marcação de texto HTML, estudaremos agora outras tags para fazermos um exercício mais elaborado: o currículo do nosso amigo José da Silva.
Curso de Desenvolvimento Web com HTML


Títulos

Assim como em um livro, uma página web pode conter uma hierarquia de títulos e subtítulos para estabelecer uma divisão de seu conteúdo e, para conseguirmos realizar essa tarefa, utilizamos as tags de título h1, h2, h3, h4, h5 e h6.
As tags <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6> informam ao navegador que trata-se de um título (h vem de “heading” – cabeçalho ou título ), sendo <h1> o título de primeiro nível apresentado com o maior tamanho de texto; <h2> o subtítulo de segundo nível apresentado com tamanho de texto um pouco menor; e <h6> o subtítulo de sexto nível apresentado com o menor tamanho de texto. Vamos a um exemplo:
Exemplo de cabeçalhos:
1
2
<h1>Este é um título</h1>
<h2>Este é um sub-título</h2>
Veja na imagem abaixo como o navegador exibe o código do exemplo acima.
Curso de HTML - Exemplo de Título


Para cada tag de título o navegador atribui um tamanho diferente de fonte (letra). Esse tamanho pode ser alterado através de regras CSS que veremos posteriormente em outro curso, mas, por enquanto, utilizaremos o tamanho padrão da fonte definido pelo navegador.


Dica extra: Sites como o Google, Yahoo! e Bing utilizam as tags de título como parâmetro de ranqueamento nos resultados das suas buscas orgânicas. Dessa forma, devemos utilizar essas tags de forma a atender as chamadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que ajudam a melhorar o ranqueamento de páginas dentro dos buscadores.

Lista ordenada e não ordenada

Em diversas situações do nosso dia a dia necessitamos listar todo tipo de coisas. Na criação de páginas web não é diferente, e por essa razão aprenderemos agora a criar os dois tipos de listas mais comuns: as listas ordenadas e não ordenadas.
Listas ordenadas, como o próprio nome já diz, são utilizadas para exibir qualquer conteúdo de forma ordenada. Por exemplo:
  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Belo Horizonte
  4. Curitiba
Para criarmos uma lista assim precisaremos dessa vez de duas tags para trabalhar em conjunto, a tag <ol> e a <li>. Segue abaixo um exemplo de como fazemos para reproduzir em html a lista ordenada acima.
1
2
3
4
5
6
<ol>
     <li>São Paulo</li>
     <li>Rio de Janeiro</li>
     <li>Belo Horizonte</li>
     <li>Curitiba</li>
</ol>
Observação: A tag <ol> deve possuir pelo menos uma tag <li> para ser considerada uma lista ordenada.
Veja agora na imagem abaixo como o navegador exibe o código da lista ordenada no exemplo acima.
Curso de HTML - Exemplo de Listas


Listas não ordenadas, por sua vez, são utilizadas para exibir qualquer conteúdo de forma aleatória, não ordenada. Por exemplo:
  • Feijão
  • Arroz
  • Salada
  • Farofa
Para criarmos uma lista assim precisaremos também trabalhar em conjunto com duas tags, com a <ul> e a <li>. Segue abaixo um exemplo de como fazemos para reproduzir em html a lista não ordenada acima.
1
2
3
4
5
6
<ul>
     <li>Feijão</li>
     <li>Arroz</li>
     <li>Salada</li>
     <li>Farofa</li>
</ul>
Observação: A tag <ul> deve possuir pelo menos uma tag <li> para ser considerada uma lista não ordenada.
Veja na imagem abaixo como o navegador exibe o código da lista não ordenada do exemplo acima.

Curso de HTML - Exemplo de Listas


Tags isoladas

Tags isoladas são aquelas que são abertas e fechadas em uma única tag como, por exemplo, a tag <br /> já citada no capítulo anterior.
Exemplo de tag isolada:
1
<p>Início do meu parágrafo e <br />continua na linha abaixo</p>
No exemplo acima a tag <br /> informa ao navegador para realizar uma quebra de linha e, embora todo o texto esteja dentro da tag <p>, vemos o parágrafo da seguinte forma:
Curso de HTML - Exemplo de tags


Observação: Note que a tag é escrita como se fosse uma mistura de tag de abertura e de fechamento com uma barra “/” no final: <br />.
Outra tag isolada é a <hr /> que serve para definir uma linha horizontal. Veja no código abaixo um exemplo de como podemos utilizar essa tag.
1
2
3
<h1>Titulo do meu site</h1>
<hr />
<p>Linha horizontal acima</p>
Veja agora na imagem abaixo como o navegador exibe o código do exemplo acima.
Curso de HTML - Exemplo de tags


Formatação em negrito e itálico

De acordo com os novos padrões de desenvolvimento definidos pela W3C, não é mais correto utilizar as tags <b> e <i> para formatar textos com negrito e itálico. Porém, enquanto não chegamos às tão esperadas CSS no próximo curso, vamos utilizar essas tags em desuso nos nossos exercícios para efeito didático e também de conhecimento.
Para colocarmos um texto em negrito devemos adicioná-lo entre a tags <b> e </b> da seguinte forma:
1
2
<p>Aqui esta um parágrafo e <b>deste ponto em diante está em
   negrito</b></p>
Veja na imagem abaixo como o navegador exibe o código do exemplo acima.



Curso de HTML - Exemplo de negritoPara colocarmos um texto em itálico devemos adicioná-lo entre a tags <i> e </i> da seguinte forma:
1
2
<p>Aqui esta outro parágrafo e <i>deste ponto em diante está em
   itálico</i></p>
Veja na imagem abaixo como o navegador exibe o código do exemplo acima.
Curso de HTML - Exemplo de itálico


Se for necessário podemos também combinar as tags de negrito e itálico trabalhando da seguinte forma:
1
2
<p>Mais um parágrafo e <b><i>agora está negrito e itálico ao
   mesmo tempo</i></b></p>
Veja na imagem abaixo como o navegador exibe o código do exemplo acima.
Curso de HTML - Exemplo de itálico e negrito


Dica extra: As tags <strong> e <em> causam visualmente o mesmo resultado que as <b> e <i>, respectivamente. A diferença está no fato de que além de causarem o efeito visual de negrito e itálico, as tags <strong> e <em> dão ênfase ao texto informando para as ferramentas de buscas que aquele trecho em especifico é importante e merece maior destaque nos resultados de buscas.

Exercício:



Curso de HTML - Exercício de Currículo


Se você  teve dificuldade em resolver um desses exercícios contate-nos nos comentários e tiraremos todas suas dúvidas NÃO se esqueça de clicar nos anúncios, e compartilhar esse site para que mais pessoas aprendam com qualidade e que essa plataforma continue gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 09: Questionário de Revisão HTML

  Questionário de revisão HTML 1 – O que significa a sigla HTML? Hyperlinks Texting Markup Language Hiperlinks and Text Marking Language Hyperlinks and Text Markup Language Hiper Text Marking Language Hyper Text Markup Language 2 – Que tipo de linguagem é o HTML? Linguagem de programação, ou seja, serve para ensinar o computador a fazer algo Linguagem de consulta, ou seja, serve para especificar informações às quais queremos ter acesso Linguagem de estilização, ou seja, serve para definir a aparência de um conteúdo Linguagem de programação, ou seja, serve para indicar o que cada trecho de um documento representa Linguagem de marcação, ou seja, serve para estruturar informações e criar páginas web 3 – Qual das alternativas abaixo apresenta as tags básicas para criarmos uma página web? <html>, <title>, <body> e <p> <head>, <title>, <body> e <p> <head>, <title>, <body>, <h1> e <p> <html>, <head

Portugol: Conceitos Básicos

         A Linguagem de Programação do VisuAlg (1)  Introdução A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol". Tomei a liberdade de acrescentar-lhe alguns comandos novos, com o intuito de criar facilidades específicas para o ensino de técnicas de elaboração de algoritmos. Inicialmente, pensava em criar uma sintaxe muito simples e "liberal", para que o usuário se preocupasse apenas com a lógica da resolução dos problemas e não com as palavras-chave, pontos e vírgulas, etc. No entanto, cheguei depois à conclusão de que alguma formalidade seria não só necessária como útil, para criar um sentido de disciplina na elaboração do "código-fonte". A linguagem do VisuAlg permite apenas um comando por linha : desse modo, não há necessidade de tokens separadores de estruturas, como o ponto e vírgula em Pascal. Também não existe

Curso de HTML – Aula 5: Criação de tabelas

Esta é a quinta aula do Curso de Desenvolvimento Web com HTML na qual aprenderemos a estruturar tabelas em nossa página web. Caso ainda não tenha lido os artigos anteriores a este, segue os links: Aula 1: Estrutura de uma página web ; Aula 2: Títulos, Listas e outras tags ; Aula 3: Inserindo imagens no HTML Aula 4: Navegando pelos links Imagine que você esteja desenvolvendo um site e precise criar uma página HTML com os dados de um relatório no formato de planilha eletrônica semelhante ao Microsoft Excel. Os dados oriundos desse relatório precisam ser tabulados, ou seja, precisam ser organizados de forma lógica em uma tabela composta por linhas e colunas como ilustra a imagem abaixo.                                    Criar tabelas não é um dos assuntos mais fáceis de entender na linguagem HTML. No entanto, se você acompanhar atentamente desde o início o passo a passo da explicação, você verá que não é tão difícil assim. Vamos lá então. Estrutura de uma tabela